domingo, 13 de setembro de 2009

MEDEIA DE EURIPEDES CULPADA OU VITIMA?


A Tragédia
Existe um estigma na vida do escritor, profissional ou iniciante, que é o fantasma de uma folha em branco. O que escrever, sobre o que falar.

É este meu primeiro texto então resolvo falar de um clássico: Medéia.

Escrita por Eurípedes, Medéia narra o drama de uma mulher que deixou tudo para trás, sua pátria e família para seguir ao lado de um grande amor, até ser traída por ele.
Jasão, líder dos argonautas, parte para Cólquida em busca do Velocino de ouro, missão que lhe é imposta para que consiga retomar o trono de Iolco. No caminho conhece e se apaixona por Medéia que, embora filha de rei, ela usa seus poderes de feiticeira para ajudar Jasão a vencer os obstáculos impostos por seu pai.

Saem vitoriosos, porém Medéia é traída pelo marido que a abandona para se casar com a filha do rei Creonte.

Injustiçada e furiosa a feiticeira não poupa esforços para vingar-se de Jasão. Mata os filhos que teve com o marido e lança sobre ele terrível maldição…

Eurípedes é um dos trágicos mais conhecidos e estudados. Foi o responsável por levar para a tragédia dramas individuais e cotidianos, e por incorporar nos textos as mudanças que ocorriam no pensamento do homem grego, que buscava justificar suas ações e relativizar valores até então inquestionáveis.

Existe uma excelente tradução de Millôr Fernandes disponível em qualquer livraria e até em bancas de jornais.

Download do livro Medéia e de outros livros grátis
Trata-se de uma tragédia atemporal e de fácil leitura. E, convenhamos, ela, Medéia teve lá suas razões, ao menos naqueles remotos tempos…

FONTE BY WWW.LENDO.ORG

Sem comentários:

Enviar um comentário